As mudanças na central de conteúdos Mais Agro fazem parte de uma estratégia integrada para aprimorar a experiência do leitor e entregar cada vez mais qualidade ao produtor rural que busca informação em seu cotidiano. Para falar sobre esse grande projeto, conversamos com Renata Moya, Diretora de Comunicação Mercadológica na Syngenta Brasil, que conta que a central foi criada para que pudesse alimentar toda a companhia.
“Na verdade, seria uma retroalimentação: a gente alimentaria todas as áreas da companhia com conteúdo e receberíamos também, para poder repassar para o mercado. Então a ideia era criar essa grande central baseada na estratégia de content [conteúdo] que nós adotamos desde 2018.”
Renata Moya, Diretora de Comunicação Mercadológica na Syngenta Brasil.
Renata Moya tem experiência em gestão de campanhas de marketing e promoções, com foco na indústria agrícola. Formada pela Northwestern University (Kellogg School of Management), seu histórico profissional inclui habilidades em gerenciamento de marketing, planejamento de mercado, agroquímicos, planejamento de negócios e publicidade. Tudo isso a torna qualificada para direcionar as estratégias de comunicação da Syngenta, com resultado já reconhecidos, colocando a marca como top of mind em diversos segmentos.
Dessa forma, o Mais Agro foi fundamental para atualizar as formas como a Syngenta se comunica, deixando de fazer somente propaganda para a promoção das marcas e passando a adotar o conteúdo de maneira integrada com o funil de vendas e a estratégia de conversão.
“Assim como as demais audiências, para o público do agro, um conteúdo relevante e informação são muito buscados e valorizados. Então, o Mais Agro surgiu com esse olhar, e nós temos ambições para o Mais Agro além da criação dessa central”, revela Moya.
Os números e os resultados crescentes ao longo dos anos mostram que o produtor rural gosta de consumir esses conteúdos, principalmente de uma fonte de informação confiável. Além da boa receptividade da audiência, há um movimento do mercado indo também para essa direção. “Tudo isso mostra que a gente tá no caminho correto”.
A central de conteúdos Mais Agro e os benefícios ao produtor rural brasileiro
O Mais Agro vai ao encontro da necessidade do produtor rural. Em 2018, houve três decisões importantes para guiar essas mudanças: primeiro, adicionar conteúdo à estratégia de propaganda; segundo, a migração por digital; e a última é a questão da calendarização, ou seja, trabalhar de acordo com a jornada do cliente.
A central de conteúdos tem tudo a ver com esses três pilares, principalmente pensando em calendarização, conforme comenta a entrevistada:
“O sojicultor, o cafeicultor, o cotonicultor recebem os conteúdos da Syngenta na fase que ele está. Se ele estiver em uma fase de planejamento da lavoura, vai receber conteúdos que vão ajudar nesse momento; se o momento dele é de colheita, ele vai receber conteúdos pertinentes a isso. Ou seja, a gente acompanha o produtor nessa jornada durante a safra.”
Com o lançamento do Mais Agro, em 2021, a expectativa era de pensar o conteúdo de forma integrada, e esse objetivo esteve em foco ao longo dos dois anos subsequentes. No final de 2023, a plataforma já é reconhecida internamente e externamente:
“Assinamos muitas coisas dentro do guarda-chuva do Mais Agro: estúdio Mais Agro, Reality da Soja, exposições nas feiras. A gente trabalhou muito bem a lembrança da marca e o entendimento do que é, e hoje as pessoas já procuram pelo Estúdio Mais Agro, por exemplo. Fazemos questão de falar que não é o estúdio da Syngenta, mas sim o Estúdio Mais Agro, para trabalhar essa marca”, explica Renata.
Participação do Estúdio Mais Agro no Congresso Andav 2023.
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O que muda com o relançamento da central de conteúdos?
Com a ampla base de conteúdos já existentes – mais de mil artigos publicados no blog –, em formatos diferenciados, percebeu-se que chegou “o momento de arrumar a casa”. O Mais Agro recebe, então, uma identidade visual nova, traduzindo o que realmente é essa central de conteúdos. Nas palavras de Renata Moya:
“A essência continua, mas com editorias mais organizadas, de uma forma que o usuário vai conseguir se localizar de uma forma melhor e mais fácil. Há novos formatos para ele consumir, então se ele gosta de consumir texto, vai ter o texto; se ele prefere vídeo, vai ter o vídeo; e a gente vai poder testar esses formatos diferenciados, sempre segmentando por culturas, pensando nessa calendarização e, ao criarmos essas editorias, vai ficar muito mais clean.”
Dessa maneira, cria-se uma periodicidade dentro do Mais Agro, para que o leitor acesse a plataforma com a certeza de que ali tem conteúdo novo sobre o tema que ele procura, criando uma cadência no uso da plataforma.
Nesse cenário, uma das grandes novidades é a coluna de especialistas, que vai ser alimentada por profissionais que têm propriedade em cada assunto e que vão explorar diferentes temas de interesse do produtor.
“Mais do que a empresa ou a indústria falar de um assunto, seja sobre um alvo, tema de comunicação, ou sustentabilidade, a gente está trazendo especialistas, pessoas que realmente têm credibilidade. Isso faz com que o nosso conteúdo seja cada vez mais confiável e legitimado pelas pessoas”, afirma Moya.
Diante disso, a reformulação da central de conteúdos Mais Agro é uma das grandes inovações da Syngenta na área de comunicação, entregando mais qualidade, mais informação, mais consistência e mais formatos, sempre em alinhamento com as novas tendências e tecnologias digitais.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
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